Blog

Artigos e informações relevantes para você

   

É a melhor forma de recuperar a autoestima e o bem estar. No Brasil estima-se que 14% da população têm alguma ausência dental e com isso perderam o hábito de sorrir ou escondem o sorriso por vergonha.

   

Colocar um implante dentário é muito mais que uma questão estética. É a melhor forma de recuperar a autoestima e o bem estar. No Brasil estima-se que 14% da população têm alguma ausência dental e com isso perderam o hábito de sorrir ou escondem o sorriso por vergonha. Todavia, existem diferentes formas de recuperação através de implantes que vão variar de acordo com a saúde bucal de cada paciente.


Os implantes dentários podem ser imediatos, tardios e precoces. Eles são classificados de acordo com o tempo de sua colocação.


Implante imediato é aquele colocado logo após a extração dentária para posterior colocação da prótese. Tem como principal vantagem a diminuição das etapas cirúrgicas e principalmente evitar a reabsorção óssea, que é o definhamento da gengiva e dos tecidos que rodeavam aquele dente. Essa é técnica mais rápida existente uma vez que o dente novo pode ser colocado em até 72 horas após a fixação do pino de titânio. Para fazer a carga imediata é necessário avaliar a condição do paciente, que deve ter boa resistência óssea. Caso contrário, é necessário seguir o protocolo tradicional.


A reabilitação oral passou por uma grande revolução quando foi apresentado o conceito de ossointegração, que é uma conexão entre o osso vivo e o implante de titânio. O procedimento de implantes imediatos é um sucesso no que se refere a ossointegração pois além de diminuir o número de cirurgias (extração e implante feitos no mesmo momento) traz resultados mais rápidos e seguros, trazendo harmonia estética e satisfação ao paciente.


Naturalmente toda técnica tem benefícios e limitações. O especialista irá avaliar junto com o paciente qual a melhor opção. Na consulta o dentista vai avaliar a área que irá receber o implante ou implantes, podendo solicitar exames complementares.


Um dos grandes desafios, para esta técnica, é a manutenção da estrutura periodontal e do osso de suporte. As técnicas pouco invasivas para exodontia e continuidade da integridade do tecido periodontal, com a colocação imediata de implantes, têm se mostrado como uma excelente alternativa na preservação da arquitetura gengival.


Pode-se considerar como indicações listadas como mais importantes: uma boa saúde periodontal; dentes com cáries extensas impossíveis de reparação; dentes com fraturas radiculares com histórico de tratamento endodôntico; elementos com reabsorção radicular; volumes ósseos suficientes para estabilizar o implante; dentes que não tiveram sucesso ao tratamento endodôntico; gengiva espessa, entre outros.


O sucesso dos implantes imediatos está relacionado com sucesso das técnicas cirúrgicas – que reduzam a possibilidade de perda óssea durante a exodontia - boa condição sistêmica do paciente, hábitos sadios de autocuidado e higiene após a colocação do implante.

Estudos comprovam que implantes imediatos são uma boa escolha para reposição de elementos dentais perdidos, com altíssimas taxas de sucesso.


A evolução tecnológica e de técnicas seguras é constante e hoje se pode realizar tratamentos com implantes dentários com vantagem de tempo, de forma segura, indolor com alta performance estética. Aquele constrangimento em compromissos sociais, na atividade profissional, ou dificuldades ao mastigar, bem como conseqüências físicas e psicológicas, podem ser resolvidos com o tratamento de implantes dentários imediatos, com excelentes resultados funcionais e de beleza. Sinta-se bem consigo! Sorrir é um direito de todos.


   


   



Não são apenas dentes, são sorrisos.

Para muitos, conquistar ou recuperar um sorriso bonito é a realização de um sonho.

TOP